Sim. Após a aprovação de sua inscrição, haverá um processo seletivo composto por um jogo/desafio em plataforma digital e pela aplicação de teste de raciocínio lógico/reasoning. Mas não se assuste, os testes têm por objetivo selecionar pessoas que realmente estejam comprometidas e motivadas para participar de um curso de programação bastante intenso, imersivo, mas que também é dinâmico e interativo.

Você deverá concluir o desafio para iniciantes em programação, em plataforma online a ser disponibilizada no momento da inscrição. Para tanto, necessitará de dispensar de 9 a 15 horas de esforço para conclusão dessa etapa, distribuídas num período total de uma semana, ou seja, 7 dias consecutivos. Você poderá iniciar, salvar e retomar o desafio. Contudo, no momento em que iniciou o relógio começará a contar o tempo de uma semana. Após esse prazo, aqueles que não conseguiram realiza-lo serão desclassificados. Assim, essa etapa é eliminatória, ou seja, a sua não conclusão retira o candidato do processo seletivo. NÃO É NECESSÁRIO ter conhecimentos prévios em programação.

O teste de raciocínio lógico tem por objetivo verificar a capacidade analítica do candidato, ou seja, sua capacidade de analisar problemas e propor estratégias de solução. Não é uma prova de aritmética simples, mas de raciocínio lógico/reasoning. Procura averiguar se o candidato, por meio de uso de argumentos, premissas, declarações e afirmações, é capaz de analisar a situação e verificar se tal premissa é verdadeira ou falsa. Essa é uma etapa classificatória.

O conhecimento prévio em programação não é pré-requisito necessário para a conclusão do processo seletivo, contudo, é fundamental ter conhecimento em inglês instrumental no nível intermediário. Pois, tanto o desafio, quanto o teste serão em inglês.

Sim. Pois, no mundo da programação, normalmente a codificação é feita em inglês. As aulas serão ministradas em português, todavia, grande parte da documentação, dos vídeos e materiais de referência estão escritos na língua inglesa. Ter domínio do inglês instrumental, pelo menos no nível intermediário, é condição indispensável para se fazer o curso. Essa competência será testada por meio do desafio de programação e do teste lógico, nos quais todos os comandos e orientações estarão em inglês.

Claro! O curso está desenhado justamente para servidores sem formação prévia em programação ou ciência de dados, entretanto, espera-se que os alunos tenham motivação (muita motivação), disciplina e curiosidade. Outra habilidade desejada nos participantes é de que gostem de trabalhar em equipe, pois estão previstos muitos exercícios práticos em duplas e a utilização de plataforma colaborativa.

O curso é para todos os servidores públicos federais, de nível superior, preferencialmente que tenham licença capacitação para usufruir e que desempenhem atividades analíticas.  A candidatura de servidores envolvidos em processos ou projetos de transformação digital na Administração Pública será priorizada. As técnicas e ferramentas apresentadas durante curso deverão contribuir significativamente para o aumento da produtividade dos alunos quando retornarem ao serviço. Espera-se que os participantes do Coding Bootcamp ENAP adquiram habilidades e capacidades de gestão, como por exemplo avaliação de escopo e risco ou na comunicação com outras pessoas, departamentos, órgãos e fornecedores principalmente no campo da tecnologia da informação.

O curso é dividido em dois módulos, que com a duração total de 13 semanas (3 meses). No primeiro módulo, o conteúdo será o desenvolvimento web, com 9 semanas de duração, totalizando 360h, o que representa 8h diárias de curso. No segundo módulo, serão apresentados, de forma introdutória, análise de dados e machine learning, em 4 semanas, totalizando 160h, em 8h diárias de curso. Há, também, uma fase introdutória, anterior ao curso presencial, de 40 horas em EAD.

programacao

As aulas estão previstas para ocorrer na modalidade presencial, seguindo os protocolos sanitários de saúde de prevenção à COVID-19. Caso não seja possível, em virtude das medidas de isolamento social vigentes, o curso será ministrado na modalidade à distância, com aulas online transmitidas ao vivo.

O Coding Bootcamp é oferecido em formato adequado para a licença capacitação, pois terá carga horária diária de 8h. Assim, é altamente recomendável que seja usufruida a licença capacitação para completar o curso na sua integralidade. Outras modalidades de afastamento para capacitação devem ser negociadas diretamente pelo servidor junto a seu órgão de origem/lotação, caso a caso.

Você alcançará o nível de desenvolvedor júnior em Ruby on Rails. Isso significa que você poderá prototipar rapidamente suas ideias criando aplicativos Web. Por exemplo, você saberá como incluir a autenticação em um site por você criado, adicionar um perfil de administrador, incluir recursos de pagamento, automatizar o envio de e-mails, criar regras de negócios e automatizar processos. Saberá, também, como implantar rapidamente para o estágio em produção e aprenderá as melhores práticas de programação. Você não sairá do curso como um programador sênior, mas será capaz de compreender a lógica e linguagem de programação para, posteriormente, aprofundar seus conhecimentos na área e capacitar-se para se tornar gerente de produto e serviços digitais.

O curso será em horário integral, das 8:30 às 12h e das 14h às 18h.

Os dormitórios da Enap foram desativados, portanto não oferecemos mais alojamentos.